Tijucas contra a Febre Amarela

Tijucas contra a Febre Amarela

Dezesseis municípios de Santa Catarina intensificarão a vacinação contra a febre amarela. A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde para pessoas entre 9 meses e 59 anos. Os municípios do Vale do Rio Tijucas já disponibilizarão as doses em todas as salas de vacinação em Dezembro.

MUNICÍPIOS

Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Navegantes, Porto Belo, Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar outra, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. A expectativa é vacinar 3,3 milhões de catarinenses até Fevereiro de 2019. Santa Catarina contabiliza três casos de reação à vacina. Desde o início de 2018, um caso de Febre Amarela foi confirmado, causando a morte de uma moradora de Gaspar, em janeiro. Em 2017, foram 17 casos suspeitos em SC, todos descartados. Até o momento não há circulação do vírus no Estado.

Até o momento nenhuma morte de macacos foi relacionada à febre amarela.

Quem não pode tomar a vacina?

Crianças menores de nove meses, mulheres amamentando crianças menores de seis meses, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas que vivem com HIV, pessoas em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, portadores de doenças autoimunes.

 

Topo