Cão salva-vidas em praia de Itajaí

Cão salva-vidas em praia de Itajaí

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina iniciou na segunda-feira, dia 16, um programa piloto com cães na Praia de Cabeçudas, em Itajaí. Lá, o cão Ice e seu condutor estão atuando em resgates aquáticos durante a Operação Veraneio. Ice, que já tem conhecimento de busca e resgate terrestre, recebeu treinamento no último ano para realizar essas atividades de salvamento no mar.

Segundo os bombeiros militares, o objetivo é utilizar os cães nas ocorrências em que o número de pessoas sendo arrastadas ou se afogando for maior que o número de guarda-vidas empenhados no resgate.

SALVAMENTO

Ao comando do seu condutor, o cão nada até a vítima entregando o lifebelt (flutuador utilizada no resgate). A manobra é feita a uma distância de segurança para que a vítima não tente se apoiar no cão. Em seguida o cão começa a rebocar a vítima até a areia.

Por ser um cão com uma habilidade especial na água, ICE recebeu treinamento no último ano para realizar estas atividades no mar. Ele é o primeiro cão do Brasil a passar por esse tipo de treinamento e a auxiliar os guarda-vidas nas praias e estará atuando durante a Operação Veraneio na cidade de Itajaí.

Imagem: 1º Ten BM Wilson Ribeiro

Notícia Os Dias

Facebook_post

Topo