Exército do Brasil tem inscrições abertas para curso de oficiais

Exército do Brasil tem inscrições abertas para curso de oficiais

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) abre as inscrições do Processo Seletivo destinado à matrícula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/ LEMB).

No total, são ofertadas 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 45 do sexo feminino. Dentro do total de oportunidades, há aquelas exclusivas para candidatos que se enquadram nos especificados no edital. Os interessados podem garantir participação até 8 de junho deste ano, exclusivamente via internet, por meio do site www.espcex.eb.mil.br. A taxa de participação tem valor de R$ 90,00. Já os candidatos sem acesso à internet devem se inscrever via telefone ou presencialmente, diretamente na EsPCEx.

Podem participar candidatos com idade entre 17 e 22 anos completos até o ano da matrícula, Nível Médio completo e altura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino, e 1,55 m para candidatos do sexo feminino.

Para qualificar os concorrentes, deve haver aplicação das etapas de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF), Avaliação Psicológica (Avl Psc) e Comprovação dos Requisitos para a Matrícula. Prepare-se para as Provas com a Apostila Digital específica desta seleção.

O Curso, de Nível Superior, com duração de cincos anos, em regime de internato. No primeiro ano, o Curso ocorre na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, na qual o candidato terá formação de Aluno.

Do segundo ao quinto ano, o Curso ocorre em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e o título concedido é o de Cadete. Os Cadetes do sexo masculino podem optar pelos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico; as Cadetes do sexo feminino, pelos cursos de Intendência e Material Bélico.

Após a conclusão do Curso, os concludentes são declarados Aspirante-a-Oficial (Asp) do Exército Brasileiro e Bacharéis em Ciências Militares. Em seguida, estes serão matriculados em estágio probatório, cuja conclusão, com aproveitamento, proporcionará a nomeação a Oficial do Exército Brasileiro.

Topo