Praia de Tijucas é própria para banho?

Praia de Tijucas é própria para banho?

Imagem aérea: Janilson Freire / Voando Alto

Uma verdade inconveniente com resposta que convença à todos: a praia de Tijucas é própria para banhos, mergulhos e atividades?

Será que a praia do Pontal Norte – posicionada estrategicamente entre os paraísos naturais de Bombinhas, arquipélago da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Governador Celso Ramos – não está com a água deliciosamente apropriada para mergulho?

Será que a imensidão verde e azul da Costeira de Zimbros – mais próxima de Tijucas do que Bombinhas – tem praias magnificamente desertas, posicionadas uma ao lado da outra, com águas tão cristalinas quanto as praias mais movimentadas de Santa Catarina?

O assunto polêmico preocupa os mais interessados, pois muita gente ignora os alertas e avança em direção ao mar, surgindo aí mais um novo temor: onde estão os salva-vidas?

Confiante, um morador das proximidades garante que nunca viu a praia de Tijucas como está atualmente.”Pra mim, é mais limpa que a praia central de Balneário Camboriú e Meia Praia, em Itapema“. “É inexplicável, um milagre da humanidade e da natureza!“, profetiza outro morador.

Questionada sobre a ausência de Tijucas nos relatórios que qualificam a propriedade da água das praias de SC, a FATMA – órgão avançado de Controle Ambiental do Governo do Estado – informou que para analisar a Praia do Pontal Norte, o primeiro critério é saber se o ponto é um balneário. Ou seja, se recebe um grande número de pessoas. Em resposta, foram apresentadas as recentes fotografias registradas na Praia do Pontal com banhistas e moradores curtindo o local, além de um pedido solicitando a inclusão de Tijucas nos testes de balneabilidade. “No momento a FATMA não possui técnicos e recursos suficientes para acrescentar mais uma praia nesta temporada porque já analisamos 215 pontos em 114 praias de SC”, respondeu a FATMA.

Em contato, uma influente funcionária da Prefeitura de Tijucas afirma não ter conhecimento da existência de relatórios com dados reais coletados da Praia do Pontal Norte, e que o prefeito está apoiando a iniciativa de resgate da praia de Tijucas. “Uma importante ferramenta para limpeza da areia da praia será adquirida pela prefeitura. É o enleirador, um implemento acoplado ao trator que ajuda o amontar de grandes entulhos”.

Os vereadores da base governista Rudnei de Amorim, Juarez Soares e Vilsinho da Pisobelo também estão buscando recursos para construir chuveirinhos de água doce e ampliar a iluminação na Orla da praia do Pontal Norte. “Além de toda infraestrutura que estamos empenhados em buscar para tornar possível o sonho de uma praia melhor, vamos solicitar ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina nesse primeiro momento, uma viatura do Corpo de Bombeiros com dois ou mais salva-vidas para garantir a segurança de todos“, frisou Rudnei.

Enquanto nenhuma autoridade trás ao público orientações qualificadas como oficiais, a população do Vale aguarda para curtir – ou não – o Verão em Tijucas.

Enleirador

Topo