Para: TIJUCAS – PAREM COM ESSA SACANAGEM!

Para: TIJUCAS – PAREM COM ESSA SACANAGEM!

Os Dias recebeu essa mensagem e está publicando na íntegra:

Carta aberta para Tijucas

Todos moradores tem direito de buscar um lugar ao Sol, pra caminhar, correr, brincar ou apenas ficar parado enriquecendo a melanina. Tijucas é privilegiada por ser imensa e poucos estão lembrando da responsabilidade de todos os tijucanas e tijucanos em resgatar e conversar a biodiversidade do extenso Rio Tijucas, das praias do Pontal Norte e Sul do Rio, além de proteger as paradisíacas praias vizinhas, de Bombinhas, escondidas na Costeira de Zimbros e até Governador Celso Ranchos. No radar do horizonte, ainda estão os olhos de quem vê distante com grande carinho, a inestimável riqueza da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – até hoje PROTEGIDA PELA MARINHA DO BRASIL.

Nesta última semana, centenas de peças eletrônicas – de computadores – foram jogadas na mata da praia do Pontal Norte, localizada no bairro da Praça. Algumas pessoas acreditam que foi um ato de desrespeito involuntário, pois próximo do local do crime ambiental, a Prefeitura de Tijucas instalou placa indicando Coleta de Entulhos, autorizando assim qualquer morador preguiçoso despejar seu lixo da área de proteção da Praia do Pontal Norte – só pq ali tem um grupuzim limpandu né? – . No entanto, outras pessoas acreditam que as peças dos computadores jogadas nas areais da praia de Tijucas foi um ato de pura sacanagem de um grupo que acredita usar capinha transparente, mas que não passam de grandes sacos de lixos, igual esses coletados “naquilo” que um dia chamaram de copa lama.

Ou será que… todas essas placas eletrônicas, teclados, fios, tudo jogado na praia de Tijucas, são presentes, uma espécie demoníaca de doação? Vai que algum empresário de Tijucas – ou fora de Tijucas – quer investir em tecnologia do bairro da Praça, e daí resolveu jogar tudo lá para alguém usar!… Parem com essa sacanagem! Se for preciso, vamos nos conectar com Iemanjá pra despejar impiedosas tempestades onde vocês navegarem, Óh, senhores do lixo feudal!!! Parem agora. Parem! Por favor, parem! O aviso foi dado. Isso é uma baita sacanagem! Iemanjá mandará a nuvem negra mais forte, as tempestades do Atlântico Sul arrasarão os pecadores que o velho mar já deixou mergulhar. O peso dos rochedos mais profundos rangirão almas apodrecidas inquietantes durante os piores crepúsculos, flutuando, boiando e afundando todo esse lixo jogado na nossa praia de Tijucas, demorando centenas de anos pra se decompor na natureza.

Ernesto Bartolomeu Alvinegro Guevara – O Caiçara da Ilha dos Gallotti

Topo