2ª Guerra Mundial e os três heróis brasileiros

2ª Guerra Mundial e os três heróis brasileiros

Consta na historiografia militar do Brasil, que entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, durante a 2ª Guerra Mundial, um intenso combate na cidade de Montese, na Itália, entre a Força Expedicionária Brasileira-FEB e o Exército Nazista, revelou a coragem destes homens com ideais.

Nos registros, é possível encontrar a história de três militares de Minas Gerais: Geraldo Baêta da Cruz (28 anos – Entre Rios de Minas), Arlindo Lúcio da Silva (25 anos – São João del-Rei) e Geraldo Rodrigues de Souza (26 anos – Rio Preto). Eles estavam procurando seu pelotão – separados devido ao intenso fogo inimigo – quando foram surpreendidos por uma companhia nazista inteira.

Sem contato por rádio, os três pracinhas da FEB mantiveram-se unidos, resistindo com pouca água, munição e sem alimento. Utilizando táticas de guerrilha contra o inimigo, os três combatentes conseguiram lutar bravamente por algum tempo. Relatos de oficiais nazistas confirmaram que a companhia de Hitler acreditou estar lutando contra um pelotão inteiro de brasileiros.

A munição acabou e os alemães bradaram ordens para os brasileiros se renderem. Após um momento de silêncio, os três pracinhas apareceram correndo com baionetas na ponta de seus rifles, gritando em direção aos alemães, que prontamente abriram fogo e feriram mortalmente os militares do Brasil.

No dia seguinte, as tropas brasileiras apoiadas por combatentes americanos, expulsaram os alemães da região e encontraram três sepulturas rasas, com crucifixos que continham os seguintes dizeres em alemão:

Drei brasilianische helden“, que em português significa: “Três heróis brasileiros“.

A luta ceifou a vida de 189 civis da pequena localidade. Do lado dos combatentes, foram contabilizadas 430 baixas do Brasil e cerca de 497 mortes de soldados alemães. O município de Montese, liberto e agradecido às tropas vencedoras, homenageou as tropas brasileiras batizando uma de suas praças com o nome “Piazza Brasile“.

Imagens: Reprodução / Arquivo Brasil Segunda Guerra Mundial – FEB – Força Expedicionária Brasileira

 

Topo