Jovem de Tijucas encontra presidente do Brasil

Jovem de Tijucas encontra presidente do Brasil

O atual presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), esteve nesta quarta-feira (22) com o jovem estudante tijuquense Rafael Borba e os 55 participantes brasileiros participantes da 44ª edição da WorldSkills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Além de Temer, os jovens prodígios encontraram-se também com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB).

Na competição, realizada em Abu Dhabi, entre os dias 15 e 18 de Outubro, os brasileiros ficaram com o quarto lugar no ranking de medalhas, conquistando sete ouros, cinco pratas e três bronzes, além de 26 diplomas de excelência. Já no ranking de pontos, o Brasil ficou com o 2º lugar.

Não existe vitória, não existe triunfo, sem paixão naquilo que se faz. E é por isso que você adquire paixão e adquire inspiração e adquire força”, contou Rafael Borba, de 19 anos, que competiu na categoria “Manutenção de Aeronave” e foi medalhista de excelência.

O time brasileiro disputou provas que reproduzem o dia a dia de profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços. Os competidores tiveram de completar os desafios práticos em padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas.

Com idades entre 18 e 23 anos, o time brasileiro é formado por alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao receber os competidores, Eunício Oliveira enalteceu o trabalho de formação feito pelas instituições do Sistema S. “Não são instituições financiadas pelo governo, como muitos pensam. São instituições financiadas pela iniciativa privada, são recursos do mundo empresarial e ajudam o desenvolvimento”, explicou ele.

A WorldSkills é realizada a cada dois anos em um país diferente. Em 2016, o torneio reuniu mais de 1.200 jovens de 68 países, em 52 ocupações técnicas.

Imagens e informações: divulgação

Topo