ITAJAÍ: Governador de Santa Catarina palestra sobre prevenção de enchentes

ITAJAÍ: Governador de Santa Catarina palestra sobre prevenção de enchentes

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, estão proferindo palestras sobre as ações feitas pelo Governo do Estado para minimizar o impacto das cheias no Vale do Itajaí, nesta terça-feira, 14, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Itajaí.

O encontro ocorrerá logo após a sessão ordinária da casa legislativa e contará com a presença do secretário regional Gaspar Laus, prefeitos, vereadores, líderes empresariais e comunitários da região. Um dos temas a serem abordados é a sobre-elevação das barragens de Ituporanga e Taió, obras que serão inauguradas nesta sexta-feira, 17.

O governador falará sobre o reflexo das obras na foz do rio. A sobre-elevação dará mais tempo no controle do nível do Rio Itajaí-Açu do Sul e do Rio Itajaí do Oeste, protegendo todas as cidades. Em caso de inundações, haverá maior tempo de manobra.

Os serviços ocorreram em duas frentes: sobre-elevação em dois metros de cada barragem e o aumento da capacidade de vazão, que é a liberação da água para proteger a estrutura das barragens. Em relação às enchentes ocorridas na região, as melhorias garantirão redução de 1,5 metro em alagamentos em Itajaí.

Nos últimos 30 anos, o Vale do Itajaí sofreu quatro catástrofes resultantes do excesso de chuvas. Em 1983, 1984, 2008 e 2001 as inundações e deslizamentos de terra causaram 203 mortes e deixaram 470 mil desabrigados. A palestra será aberta ao público, no plenário da câmara.

Imagem: Reprodução

Topo