Em Tijucas, deficiente visual se machuca ao cair em via pública danificada

Em Tijucas, deficiente visual se machuca ao cair em via pública danificada

Um homem de aproximadamente 50 anos sofreu um queda ao tropeçar nesta calçada danificada

Segundo informações de familiares de L.J.B., o mesmo caminhava na Avenida Coleira, em Tijucas, quando tropeçou e caiu sobre pedaços de calçada destruída. Ao presenciar a cena, alguns populares rapidamente auxiliaram o senhor, que ganhou arranhões nas mãos e joelhos.

Eu fico indignado com isso. Eu estava com bengala, mas não pude evitar a queda. Que cidade é essa que se fala tanto em polo náutico, mas não se escuta sobre acessibilidade? Que Tijucas é essa que não proporciona condições humanas para um senhor cego ou até um cadeirante transitar em segurança?“, questionou o homem que estava à caminho do cemitério municipal. “Eu sei que muitos veículos pesados são culpados por esses estragos, mas se pagamos impostos, é para no mínimo ter fiscalização e manutenção de nossas vias. O prefeito quer construir um calçadão de frente pro mar, mas não fala em reformar as calçadas do município. É o cúmulo do cúmulo da futilidade!!!“, desabafou o senhor.

Uma das soluções práticas para auxiliar na acessibilidade é providenciar calçadas com protuberâncias arredondadas que avisam o pedestre sobre a proximidade e as diferenças de níveis da via pública. Além disso, o conceito da calçada tátil deve ser considerado por gestões públicas eficientes. Outra dificuldade relatada pelo senhor é embarcar em ônibus fora do terminal rodoviário: “Graças a Deus sempre conto com o auxílio do motorista ou cobrador. Mas quando o ônibus está lotado e o trânsito movimentado, preciso me virar sozinho. E tenho medo, pois em Tijucas, as pessoas ignoram os deficientes visuais“, relatou.

Os ferimentos não foram graves, mas segundo os familiares, foi pura sorte, pois o senhor poderia ter fraturado algum membro do corpo. “Se algo mais grave acontecesse, com certeza que iríamos processar judicialmente a Prefeitura de Tijucas“, esclareceu um filho da vítima.

Imagens: Divulgação

Praia de Tijucas terá calçadão de 3,6 quilômetros

Topo